Serra de Itabaiana

Atualizado: 22 de out. de 2021

Escrito por: Dione Sandres

A Serra de Itabaiana fica a 39,9 Km da capital. É um dos pontos mais visitados no estado, por aqueles que são apaixonados por natureza e adeptos de aventuras como trilhas, banho de cachoeiras e rapel.

O Parque Nacional Serra de Itabaiana é uma reserva ecológica criada no dia 15 de junho de 2005 e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

A área do conjunto de serras, cachoeiras e poços, tem aproximadamente 8.024,79 hectares, abrangendo os municípios sergipanos de Areia Branca, Campo do Brito, Itaporanga d'Ajuda, Laranjeiras, Malhador e Itabaiana. Constituído pelos biomas de Mata Atlântica e Caatinga, possui diversas espécies de animais, alguns deles em risco de extinção.

Os pontos mais visitados do parque são o Poço das Moças, a Gruta da Serra, a Via Sacra, o Caldeirão, o Parque dos Falcões e o alto da Serra, que têm o segundo ponto mais alto de Sergipe, a 659 metros de altitude, perdendo apenas para o Serra Negra que fica na dívisa com a Bahia. Se vc for visitar esse paraíso pela primeira vez, recomenda-se fazer o roteiro do Poço das Moças ou do Caldeirão, por se tratar de caminhos mais acessíveis. Entre os cuidados a serem adotados, além roupas e calçados adequados e muita água, é importante está acompanhado de um guia especializado, sempre. E boa aventura!

Fotos: Dione Sandres