Lagoa Redonda

Atualizado: 31 de out. de 2021

Texto e fotos por @trilh.andonavida

A lagoa Redonda é um paraíso ecológico, que fica na "Costa dos Manguezais" localizado entre os municípios de Pirambu e Pacatuba, à 60 km da capital.

Ao chegar no local, é possível avistar o conjunto de dunas que vão ficando maiores, à medida que nos aproximamos da Reserva, denominada por nativos como “Lençóis Sergipanos”. São dunas gigantes, cercadas de poços de águas claras e limpas. Durante o período de chuva, na temporada de junho a agosto, os lagos ficam mais cheios, revelando paisagens de encher os olhos, tamanha a magnitude, encanto e beleza. Com um bioma muito diversificado, por se tratar do encontro de Manguezais e vegetação de Mata Atlântica, além da vista privilegiada, oferece banhos de lagoas com água de diferentes temperaturas e uma queda d’água, da Cachoeira do Roncador, onde é possível chegar, através da trilha, que dura cerca de duas horas, seguindo pela curva do Rio, contemplando ainda mais a beleza da região.

Para os adeptos de aventuras, a dica é descer nas dunas, praticando sandboard (uma espécie de surf na areia) ou skibunda, que utiliza uma prancha simples de madeira ou papelão, muitas vezes improvisada, para descer os paredões escorregando até as águas do riacho.


Mas vale lembrar, que esse paraíso não é terra-sem-lei. É lá onde fica a "Reserva Biológica Santa Isabel", área permanente de proteção ambiental, além de ser área de desova de tartarugas marinhas e principal área de proteção da tartaruga Oliva. Também abrigou por muito tempo a primeira base do projeto Tamar do país. Sendo também um berçário de aves.

Apesar de se tratar de propriedades particulares e áreas de preservação, é possível chegar nesses locais, com segurança e tranquilidade, desde que seja acompanhado por um guia local que conheça bem a região.

Não é permitido turismo de massa.