Curadora Fernanda Kolming

Atualizado: 31 de out. de 2021


Fernanda Kolming é uma curadora independente e pesquisadora de arte com ênfase em processos criativos e poéticas artísticas. Formada em Artes Visuais pela UFS, pesquisadora do grupo de História da Arte, onde organiza palestras e encontros sobre arte e pós-graduanda em Gestão Cultural Contemporânea, pelo Itaú Cultural e Instituto Singularidades.

Foi membro da comissão de seleção de projetos: Galeria de Arte J. Inácio, Aracaju-SE; Galeria de Arte do SESC-SE; Mostra Coletiva de Arte Favs. Foi Educadora do Projeto “#experimente, fala dos artistas” e professora da Escola SESC, Aracaju-SE.

Entre seus projetos curatoriais estão: “Retrovisor” e “Tsunami Serigráfico”, ambos na Pinacoteca do Cultart-SE; “Centenário de J. Inácio”, no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, Aracaju-SE; “Desejos, Objetos e Artes”, no Museu Histórico de São Cristóvão-SE; “Grupo de Risco-Quarentena” e “Sobre o Olhar de 10 Artistas”, ambos no Corredor Cultural Wellington dos Santos, Aracaju-SE; “I Mostra de Artes Visuais”, São Cristóvão-SE; “Arte Momenta”, Aracaju-SE.

Artigos e ensaios publicados em livros e revistas: “A Leveza do Aço nas mãos do Artista Antônio da Cruz”; “Retrovisor”; “Fábio Sampaio: Um Olhar sobre a Cidade”; “Duas Cidades”; “Selfie Dreams”; “Forma e evolução do sentimento na obra de Gauguin; “O Estado da Poética”.

Com a Palco dos Sonhos, Fernanda fez a curadoria das exposições Holoesgrafitos, Ancestralidade, As Fases da Deusa e Mapa da Memória, que em breve estarão disponíveis em nossa Galeria Virtual.