Domingo ensolarado

De perto, vemos que as figuras e o cenário estão feitos com pontos e pequenas linhas. A junção das cores responde a questões de contraste ou complementariedade que vêm sendo estudadas pela ótica. É um trabalho de monumental paciência e dedicação, se considerarmos que a tela tem seis metros quadrados. O lugar é a Grande Jatte, uma pequena ilha do rio Sena, onde passa seus domingos o París elegante. Foi pintado por Georges Seurat, em 1884, aos 24 anos.

Fonte: Wikimédia Commons


A cena que vemos em “Domingo na Grande Jatte” foi recriada até em desenhos animados, como Bugs Bunny e Os Simpsons. A interpretação acadêmica, no entanto, aponta alguns dados perturbadores, nesse encontro casual da burguesia aomodada.

Não escaparia a nenhum parisiense antenado que a mulher de vestido vermelho, na margem esquerda do quadro, é uma prostituta à procura de clientes, que simula pescar para despistar a polícia. Nem, muito menos, que a mulher que ocupando quase a altura do quadro na mergem direita, é uma ‘cocotte’, uma amante de homens ricos. Quem visse o macaco aos pés da mulher, pensaria em ‘macaca’, que era uma gíria da época para referir-se às prostitutas; quem entendesse de moda, como Seurat, notaria que a mulher veste roupas caríssimas, como as que usavam as mulheres da alta sociedade e as cortesãs de alto voo.

Dois dos participantes do Salão dos Impressionistas de 1886 se negariam a expor no mesmo espaço que Seurat. O quadro seria isolado, mas, ao mesmo tempo, passaria a ser uma bandeira dos artistas mais jovens.

Seurat morreria cinco anos mais tarde, com apenas 31 anos.

No mesmo ano em que pintou o domingo burguês ensolarado, pintaria também "Um banho em Asnières". E a margem contrária da Grande Jatte, a praia onde passava os domingos a classe contrária: os operários. Muitos pensam que ambos quadros deveriam expor-se juntos. Mas, por essas questões da propriedade privada, o de cima está em Chicago e o de baixo em Londres.

Fonte: Wikimédia Commons

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo