Aquiles Castro

Iniciou em 2001 após um curso ministrado por um fotógrafo de Belo Horizonte em Laranjeiras. Manteve seus estudos por conta própria durante seis anos, até em 2007 passar a fotografar profissionalmente a banda de reggae Sisal Roots. Quando tornou-se fotógrafo profissional, Aquiles debruçou seu olhar artístico sobre Laranjeiras, uma pesquisa em que registrava as belezas de sua cidade, e aguçava a sua visão fotográfica.

Passou alguns anos estudando em São Paulo e em 2010 passou a estudar, além da fotografia estática, a fotografia em movimento. Deixou-se levar pelo estudo e pela produção cinematográfica, que lhe conferiu diversas técnicas e conhecimentos que preenchem de vida e ação as suas fotografias. Trabalhou, e ainda trabalha, em diversas produções audiovisuais, geralmente como diretor ou assistente de fotografia.

Aquiles foi premiado pelo município de Laranjeiras em 2012, possui um ensaio no blog da revista CNN, coluna de Anthony Bourdain, e possui uma foto exibida no International African American Museum (IAAM), Carolina do Sul, Estados Unidos, como parte do acervo particular do Museu. É natural que a perspicácia da narrativa poética de suas fotos ganharia o mundo desde cedo.

IMG_20210119_185343.jpg