Urban Sketchers e o registro da memória patrimonial

Urban Sketchers é um movimento iniciado pelo Espanhol Gabriel Campanário. Gabriel lançou um livro em 2012 "The Art of Urban Sketching: drawin on location around the world", quando o Urban Sketchers já contava com mais de 50 grupos ao redor do mundo, todos com a proposta de desenhar e registrar de diversos pontos de vista diferentes patrimônios e pontos turísticos de suas cidades. Hoje o Urban Sketchers é uma fundação sem fins lucrativos.

Em Aracaju, o grupo foi criado em 2015 por Adriana Dantas Nogueira, com encontros mensais e conta com o apoio da Universidade Federal de Sergipe. Aqui seguem o mesmo propósito, retratar a bela arquitetura de Aracaju, onde cada desenhista aplicará a sua técnica, seu olhar e seu ponto de vista, buscando tanto trocar experiências entre os artistas e praticar em conjunto, como registrar de modo permanente e único, de diversas maneiras diferentes, a memória de nossa cidade, nossas construções e com elas nossa história.

Em 2018 a Professora Dra. Adriana Dantas lançou o livro "Memória & desenho : registro do patrimônio edificado de Aracaju : dicas de desenho e pintura para um Urban Sketcher" junto com o Professor Dr. Eder Donizeti com desenhos de ambos os professores feitos durante os encontros de Urban Sketchers desde 2015 até o ano do lançamento. No livro, os professores também dão dicas de a respeito de várias técnicas, dando ao livro um caráter tanto de catálogo de obras, como de registro patrimonial, como também didático tanto historicamente quanto tecnicamente.

Dispomos em seguida um pouco do conteúdo do livro, as dicas dadas pelos professores como também alguns dos desenhos. É interessante observar como as obras de diferentes artistas dialogam entre si. Tanto Adriana, como Eder, como Cruz fizeram obras retratando tanto o prédio da Secretaria do Estado da Saúde (obra Vigilante, Cruz), como a Ponte do Imperador (obra Mundos 4, Cruz). As obras do Poeta do Aço podem ser vistas na Galeria. Algumas das artes de Adriana e de Eder estarão disponíveis abaixo, junto com as dicas de desenho. O livro foi publicado pela Editora UFS e os interessados em adquiri-lo devem acessar o site:

https://www.livraria.ufs.br/

Os links para acessar os grupos do Urban Sketchers e o Urban Sketchers Aracaju no Facebook está disponível abaixo!






Urban Sketchers no Facebook: https://www.facebook.com/urbansketchers


Urban Sketchers Aracaju no Facebook:

https://www.facebook.com/search/top?q=urban%20sketchers%20aracaju



Posts recentes

Ver tudo