Neópolis a capital do Frevo Sergipano

Localizada a 121 quilômetros da capital Aracaju, Neópolis é conhecida nacionalmente como a capital do frevo sergipano, uma cidade que inspira cultura e religiosidade, e que teve seu passado marcado pelo domínio Holandês e Português.

Banhada pelas águas do Rio São Francisco, conhecido carinhosamente como “Velho Chico” emoldurando a beleza da cidade, privilegiada pela natureza.


História da Cidade

Neópolis é uma cidade histórica que viveu muitos anos sob o domínio dos holandeses, comandado por Maurício de Nassau que inclusive residiu na cidade. Foi ele quem construiu o então forte de Keer de Koe, que depois foi tomado do poder pelos portugueses, os frades transformaram na belíssima Igreja do Rosário (hoje, Tombada pelo IPHAN como Patrimônio histórico). Do forte havia ligação subterrânea para o corpo da guarda (onde hoje está construído o prédio da Secretaria de Ação Social) para a casa do príncipe e de lá para a rocheira (que ficam as beiras do Rio São Francisco). Em caso de saque, essas passagens secretas funcionavam como ponto de fuga.

O decreto de lei 272, da Interventoria Federal no Estado, de 30 de abril de 1940, dá a cidade a designação de Neópolis (oriundo do latim NEO que significa novo e POLIS que significa cidade, que em tradução livre para o português significa Nova Cidade ou Cidade Nova).


Fonte: Ascom Prefeitura de Neópolis


Pontos Turísticos

Os apreciadores da natureza e de lugares pacatos têm seu refúgio garantido em Neópolis, que têm como principais atrações turísticas;


O Mirante do Padre Cícero

O Mirante do Padre Cícero, onde é possível admirar toda a beleza do Velho Chico, que atrai pessoas do mundo inteiro para apreciar a esplêndida riqueza de fauna e flora que existe em Neópolis. O Mirante também recebe devotos de diversas partes do Brasil para pagar suas promessas subindo a extensa escadaria que leva a imagem do Padre Cícero.


Orla de Neópolis

A Orla de Neópolis é uma atração a mais, no final da tarde é comum encontrar vários casais apreciando o lindo Pôr do Sol, que encanta todos os visitantes. Durante todos os dias acontece à feirinha da Assistência Social do Município, lá você encontra produtos fresquinhos sem agrotóxicos, artesanatos diversos e muitas comidas típicas, tudo feito pela própria população. E o turista que visita a feira ainda pode apreciar apresentações de capoeira, música ao vivo entre outras atrações.


Passeio de Barco

No porto da cidade é possível realizar passeios de barco para explorar os encantos do Rio São Francisco, do outro lado das margens do rio, fica a cidade de Penedo distrito de Alagoas.

A praça da cidade é conhecida como uma das mais lindas de Sergipe e reúne gente de todas as idades. É nesta praça que ficam as duas principais igrejas, a segunda igreja construída em Sergipe, que hoje faz parte do Patrimônio Histórico do Brasil, como também é a única cidade que tem uma igreja em frente da outra.


Cultura

A região é rica em manifestações culturais, como os grupos de “Reizado”, "Samba de Coco”, “Guerreiros”, “Bandas de Pífano” da Comunidade Cacimbas e do Povoado Tenório.

Neópolis é onde tem um dos mais tradicionais eventos de Rua de Sergipe. O seu carnaval é considerado por muitos o segundo melhor carnaval de rua do mundo, perdendo apenas para o carnaval de Olinda, no Estado de Pernambuco.

Com bandas de frevos e trios elétricos a cidade ferve no mês de fevereiro, em todos os cantos foliões se divertem jogando farinha de trigo e água misturada com suco em pó, tradição que atrai multidões do país inteiro.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Poema XXX