cruz_x2.jpg

Exposição Holoesgrafitos

Antônio da Cruz, o Poeta do Aço

Com uma linguagem própria, a obra de Cruz se caracteriza pela utilização de materiais industriais, com ênfase no aço, no primeiro momento tudo parece bruto, rude. Que se tornam mais maleáveis nas mãos do artista, que atenua o processo que envolve resistência, flexibilidade e domínio ao dar-lhes formas quando desenhados, cortados, lixados, polidos e patinados, resultando em formas abstratas ou figurativas. Assim, as chapas de aço fazem parte do processo criativo do artista, que ganham liberdade e movimento, domando e submetendo a forma desejada.

Apresentam não unicamente o resultado mais o processo gestual, o começo, o meio e o fim da ação do artista. É a própria constituição da obra, pois mostra o organismo vivo, pulsante, que se apresenta diante dos seus olhos, como testemunho de sua experiência de vida.

Exposição
Mapa da Memória

Nino Karvan

A exposição Mapa da memória, tomou os eixos da “paisagem” e da “cor” para selecionar 15 telas do Nino Karvan que trazem um panorama de diferentes momentos do pintor.

Nino Karvan é um observador, um cartógrafo que analisa, armazena e interpreta através da criação das suas imagens. Sua obra consiste em pinturas ou desenhos, por vezes até tridimensionais. Em que o desenho é a base de sua atividade, coloridos e arquitetônicos.

Seus trabalhos abstratos funcionam como elementos dentro de algo maior, em que o mapa mental vai explorando as referências díspares, reais ou imaginárias, de gestos de mundos diferentes em constante mudança, criando um novo dentro da arte de Karvan.

_DSC0201.png

Exposição
As Fases da Deusa

Sônia Mellone

Trabalhando simultaneamente com arte figurativa e abstrata, o trabalho de Sônia Mellone tem como suporte o papel de diversas gramaturas, em que a artista faz experimentos com a simetria maleável da sua superfície. Obras compostas por camadas densamente cortadas à mão, ou que vai do pontilhismo ao desenho livre, explorando potencialmente as tendências artísticas que mais se identifica, assim Mellone pode ser inserida em qualquer movimento.

 

Suas obras retratam momentos carregados que evocam estados alterados de consciência. Inspirado por uma variedade de fontes, incluindo poesia, música, música-poesia, cinematografia, escultura colombiana, literatura, flora, temas de ambiguidade e ornamentação de Mellone, o sinistro e o fantástico, resultam em paisagens ricas em alegóricas imagens.

1630071262192.jpeg

Exposição
Ancestralidade

Aquiles Castro

A exposição “Ancestralidade” de Aquiles Castro, retrata a manifestação cultural da cidade de Laranjeiras, que está na memória afro-brasileira, os Lambe Sujos e os Caboclinhos. Nessa viagem fotográfica, Aquiles mergulha na cultura do folclore sergipano e vai então conhecendo as tradições e a história pouco contada nos livros.

Com um olhar mais poético do que documental sobre os Lambe Sujos e os Caboclinhos, Aquiles aproxima arte e vida, retratando imagens vibrantes que vão sendo veiculadas a uma dramaturgia, investigando a natureza da cultura negra e indígena.

A presença de danças, cortejos, lutas, rito e carnavalização, se traduzem em corpos que são ocultados sob camadas de carvão pisado misturado ao cabaú e o roxo-terra misturado com água.